É delicioso, e com a multiplicidade de diferentes formas de preparação, o milho conquistou a todos. Ele é muito versátil, como a cara do Brasil. É o grão que é popular entre muitas pessoas. Para além de ser super saboroso, tem também muitos benefícios.
O milho é um cereal que foi o alimento básico de várias civilizações importantes no passado. Entre eles incluíam-se os Olmecas, Mayas, Astecas, e Incas. O milho tem sido um alimento básico na cozinha brasileira desde a descoberta do Brasil em 1500.
Este é um dos alimentos mais nutritivos que se pode encontrar. Contém quase todos os aminoácidos que se podem encontrar no mercado. É um mineral muito valioso. É utilizado tanto para consumo humano quanto para a produção de ração animal. Portanto, não é de admirar que o seu nome indígena signifique “sustentar a vida”. Entre as muitas coisas que produzem, apenas 5% delas são destinadas a nós – doces, pães, bolo de milho, cremes, canjicas, pipocas, e mesmo as opções mais simples como as saladas.
Se estiver sob a forma de grãos secos, é considerado como um cereal. Quando o milho é fresco, as pessoas consideram-no como um vegetal. Porque a nossa comida é versátil, podemos fazer muitos tipos de pratos com ela. Alguns deles são considerados ícones da cozinha brasileira; curau, pamonha, e canjica estão entre eles. Além disso, alguns dos alimentos também podem ser encontrados em farinha de milho ou na sua própria farinha, e em subprodutos como óleos, xaropes, e até mesmo bebidas.
Há também proteínas, vitaminas A, B, ferro, potássio, fósforo, cálcio, e celulose. É uma boa fonte de hidratos de carbono e energia, e a massa que é feita a partir dela pode ser usada para fazer pão. Como este alimento não contém proteína de glúten, é adequado para doentes celíacos. Uma vez que o trigo contém muita fibra, melhora a função do trato intestinal. É um alimento de baixo índice glicémico que também é recomendado para pessoas que têm diabetes tipo 1 ou tipo 2.
É um cereal que é seco, um vegetal que é colhido e armazenado quando está fresco, mas o milho, mesmo quando é utilizado para produzir doces de Junho, não perde nenhum dos seus nutrientes. Em geral, as vitaminas podem ser afetadas pela exposição ao calor, mas a maior parte dos nutrientes do milho são mantidos.
O melhor de tudo é que o milho não engorda, já que uma espiga média tem cerca de 80 calorias. Assim, embora o milho tenha muita energia, porque é uma fonte de hidratos de carbono, não é um alimento muito calórico. Assim, se comer com outros alimentos como manteiga, e quando se prepara pratos com molhos e cremes, deve ser consumida com moderação.
O milho é um simples hidrato de carbono, de modo que após o processamento de alimentos para, por exemplo, de canjica, pamonha e outros alimentos, torna-se muito mais simples e fácil de absorver. Assim, os diabéticos não devem comer alimentos a base de milho. Faz com que o açúcar no sangue eleve muito rapidamente. Quando isso ocorre, os hidratos de carbono também se acumulam sob a forma de gordura, e isso faz com que se ganhe peso.