Radiografia Panorâmica: O que é e quanto custa?

Radiografia Panorâmica: O que é e quanto custa?

A radiografia panorâmica é a forma mais eficaz de obter diagnósticos, comparando-se ao exame clínico quando não é possível identificar determinados problemas de imediato.

Inúmeras doenças bucais ficam escondidas, no qual o profissional dentista não consegue enxergar, apenas examinando o paciente. Com isso, é pedido o exame da radiografia panorâmica, podendo obter um resultado e iniciar os tratamentos necessários. 

A radiografia panorâmica valor pode variar, isso irá depender do local onde se realizará o exame. 

Caso queira entender o que é a radiografia panorâmica, como ela funciona e os preços que podem custar, fique aqui e continue a leitura! 

O que é a radiografia panorâmica?

A radiografia panorâmica é um exame capaz de ter uma visualização única dos dentes, sejam eles nascidos ou os que ainda não erupcionaram.

Esse exame tende a ser muito útil, tendo uma praticidade enorme para obter diagnósticos precoces, no qual o dentista consegue uma visualização da boca por completo, visualizando os dentes de uma vez só.

Dentro dos possíveis diagnósticos que uma radiografia panorâmica pode identificar, estão:

  • Cáries;
  • Pulpite;
  • Infecções periodontais;
  • Fraturas nos dentes;
  • Tumores;
  • Cistos.

O exame permite uma ampla visualização da boca, podendo visualizar os ossos do rosto, identificando até mesmo os terceiros molares que não erupcionaram e podem prejudicar a arcada dentária e outros dentes.

A pulpite, por exemplo, se trata do agravamento da cárie, em que a inflamação passa para  a polpa dentária, causando fortes dores. 

Com isso, as perguntas sobre quanto custa um canal de dente é grande. Porém, os planos odontológicos cobrem esse procedimento, não prejudicando o bolso e tendo atendimentos de qualidade 

A radiografia panorâmica é feita com um aparelho que posiciona fora da boca em que o paciente precisa colocar a cabeça no meio do aparelho, apoiando o queixo, testa e a lateral do rosto.

Assim, o raio x é ativado registrando as imagens de uma forma que toda a arcada dentária seja visualizada.

A indicação da radiografia panorâmica é feita apenas quando há suspeitas de cáries profundas, tumores, cistos e outros problemas de difícil visualização clínica. 

Com o exame, é possível identificar todos esses problemas podendo dar início ao tratamento, evitando perda de dentes e complicações de doenças bucais e ósseas. 

Quando não devemos fazer um exame panorâmico dos dentes?

Há doenças bucais que podem ser facilmente identificadas em uma consulta comum com o dentista. Desse modo, problemas de fácil visualização não necessitam de exame de imagem. 

Agora em casos de necessidade de implantes, pode-se precisar do exame para saber como está a parte óssea, assim buscando um especialista em implantodontia para realizar tais procedimentos.

Quem não pode fazer uma radiografia panorâmica?

Mulheres grávidas devem evitar fazer radiografia panorâmica devido às radiações que o exame transmite, podendo prejudicar o feto no qual o mesmo pode nascer com malformações por exemplo. 

Entretanto, isso não quer dizer que é proibido a realização do exame, em casos necessários o dentista pode pedir o exame com algumas ressalvas, necessitando de um aviso prévio da condição.

Algumas pessoas que possuem implantes também devem tomar cuidado, pois o material pode não ser compatível com os exames de radiação. 

O implante dentário quanto custa é bem questionado, e pode variar os preços, visto que em cada profissional pode custar um valor, devido a complexidade do procedimento. 

Como a radiografia panorâmica é feita?

A partir do momento em que foi possível entender o que é a radiografia panorâmica, é preciso começar a compreender como ela é feita. 

Com isso, é possível afirmar que é um exame de raio x simples, sem muitas complicações. Em primeiro lugar, é colocado em um paciente um afastador de lábios na boca, isso para afastar os elementos dentários um do outro. 

Desse modo, é aproximado o rosto no equipamento, chamado de ortopantomógrafo. Por conta disso, é preciso ter imagens de qualidade, então nisso, é fundamental que a pessoa fique imóvel durante segundos. Assim, o aparelho vai realizar o registro das imagens. 

Todavia, por mais que esse raio x possa ser feito utilizando de um material, conhecido como película em muitos laboratórios, o normal é que ele possa ser usado um aparelho digital, que é nomeado como ortopantomógrafo digital. 

O maior benefício deste último caso em específico é que todas as imagens registradas podem ser editadas e compartilhadas em diversos meios e dispositivos, como até mesmo os celulares. 

De modo geral, esse é um procedimento bastante simples de ser feito. Isso porque, é um processo simples, que não causa dor e é extremamente rápido, já que ele leva, mais ou menos, 5 minutos apenas para ser concluído. 

Uma outra grande vantagem desse tipo de exame é que ele utiliza uma quantidade baixa de radiação, o que faz com que ele seja extremamente seguro e recomendado por diversos profissionais. 

Desse modo, ao entender tudo sobre como funciona o exame, é preciso compreender quais os cuidados necessários para a realização dele. Caso queira saber mais sobre isso, basta continuar a leitura que dentro do próximo tópico, isso será abordado. 

Quais os cuidados para o exame de radiografia panorâmica?

Com tudo isso e como qualquer outro tipo de procedimento, porém não exige um cuidado tão grande e complexo, mas a indicação central é não usar objetos metálicos, como é o caso de piercings, brincos e diversos outros acessórios desse tipo, como por exemplo: 

  • Óculos;
  • Correntes;
  • Adornos;
  • Prendedores de cabelo;
  • Tudo que contenha metal. 

No caso de exames de radiografia que sejam menores, como periapicais, o paciente só precisará retirar os piercings ou outros acessórios que estiverem na região que será radiografada. 

Outro ponto importante é que se o paciente possui prótese dentária, também será necessário que ele retire no momento do exame. 

Isso tudo é fundamental porque dentro do exame, é usado uma quantidade de radiação, e no caso de usar algum metal, pode ser perigoso. Por conta disso, é fundamental o profissional dentista sempre orientar o paciente antes da realização da radiografia. 

Entretanto, no caso de pacientes grávidas, elas devem informar ao profissional dentista responsável pela cirurgia se fizeram outros exames de raio x para que assim, analise se essa quantidade de radiação é realmente segura para ela ou se excedeu o limite. 

De modo geral, os cuidados para a radiografia são simples, basta seguir eles para ter um exame bem-sucedido. 

Dessa forma, caso queira saber quais os locais indicados para a realização desse exame e qual a média de preço para fazer ele, basta continuar a leitura. 

Onde é feita a radiografia panorâmica?

Embora a indicação e diagnósticos seja feita pelo dentista, a radiografia panorâmica não é feita em consultório odontológico, sendo então realizada em um centro de radiografia dentária.

Assim, para cada caso pode ser indicado consultas com especialistas, como para a retração da gengiva, sendo obrigatório um tratamento com dentista especialista em retração gengival.

Qual o preço para fazer radiografia panorâmica?

Caso o paciente não possua um plano odontológico, ele vai necessitar então realizar uma radiografia panorâmica particular. 

No convênio, há a cobertura desse exame, facilitando o acesso para diversos públicos, economizando dinheiro e tendo uma qualidade de atendimento. 

Já em casos que não se possui um convênio, é preciso então buscar um centro de radiografia, em que o valor do exame varia entre 120 reais a 250 reais. 

Portanto, é importante entender que esses valores variam dependendo da região em que se vive e da clínica em questão. 

No geral, agora que você já sabe o que é a radiografia panorâmica, veja com seu dentista a possibilidade da realização do exame para poder prevenir problemas bucais ou obter um diagnóstico precoce para um possível tratamento.

Cuide de sua saúde.

5 riscos do clareamento dental caseiro

5 riscos do clareamento dental caseiro

Conseguir um sorriso branco e impecável vai muito além de uma boa escovação diária. O clareamento profissional ou o clareamento dental caseiro é ideal para quem está insatisfeito com a cor dos dentes. 

Atualmente, existem diversos recursos que entregam o sorriso dos seus sonhos e o clareamento dental caseiro é cada vez mais procurado por toda a população.

Além do preço mais acessível, e disponibilidade nos consultório a visibilidade dos resultados de procedimentos do clareamento dental, acaba levando com que mais pessoas procurem por esse procedimento.

Isso porque, muitos pacientes buscam soluções odontológicas não apenas para correção de déficits funcionais, mas também por fatores estéticos, sendo essas questões influenciando tanto na autoestima como em tarefas simples do dia a dia.

Por exemplo, no mundo das celebridades, a lente dentária de porcelana dianteiras e traseiras dominam os sorrisos da maioria das pessoas. Um procedimento que está mais acessível e algo que era exclusivo de celebridades, está se espalhando por toda a população, sendo um procedimento muitas vezes indolor e com um ótimo custo benefício.

Isso porque o tratamento proporciona resultados rápidos, eficazes e duradouros que, além de indolor e seguro, proporcionam uma aparência natural, com aspecto leve e dentes com o tom desejado.

A odontologia estética continua evoluindo com tecnologias inovadoras que, dessa forma, proporcionam aos pacientes alternativas de mudança de vida por meio da autoestima e até mesmo em tarefas do dia a dia.

Portanto, embora existam alguns remédios caseiros para clarear os dentes perfeitamente, o clareamento dos dentes deve ser feito sob a orientação de um especialista.

Existem remédios prontos com receitas mágicas em todos os lugares.

Na internet, as receitas obtidas deixam os pacientes felizes. No entanto, tratamentos alternativos mais baratos podem danificar sua arcada dentária, comprometendo a estética e a função dos dentes, necessitando a ida em um dentista 24 horas.

O paciente coloca um gel em uma moldeira, que é fixada nos dentes e deixada trabalhar por algumas horas. No entanto, por mais simples que pareça, aplicar produtos químicos nos dentes dessa maneira pode ser perigoso.

5 riscos do clareamento sem supervisão profissional

Assim como qualquer outro procedimento cosmético, o clareamento dental requer acompanhamento profissional ou um especialista na área durante todo o processo, inclusive para o direcionamento dos cuidados após o procedimento, fazendo com que o efeito seja duradouro e eficaz.

Alguns dos riscos de clarear os dentes sem ajuda profissional incluem:

  1. Aparência de manchas

Realizar um clareamento em casa pode causar manchas, e até mesmo piorar a aparência de amarelamento dos dentes, podendo ser necessário consultar o dentista imediatamente para não haver problemas futuros.

Além disso, após concluir o tratamento de clareamento, é importante seguir uma dieta específica por um período de tempo para evitar que a coloração de determinados alimentos danifique a cor dos dentes.

Sucos cítricos, corantes, café, chá e vinho são inimigos do programa de clareamento, por conterem pigmentos que prejudicam o processo do branqueamento dos dentes.

  1. Pulpite

Essa é uma das piores consequências dos preços do clareamento dental sem a devida orientação. É uma inflamação da polpa dentária, na qual residem os nervos e vasos sanguíneos da estrutura dentária.

Além da dor intensa, essa inflamação mata todo o tecido pulpar, levando a úlceras ou crescimentos anormais de tecido gengival que requerem tratamento especial.

Dessa maneira, é preciso realizar um tratamento dentário canal para resolver este problema. Após ser resolvido é importante ficar atento depois de realizar o procedimento para que a recuperação seja breve.

  1. Gengivas sangrando

Os pacientes que relataram sensibilidade gengival, inflamação ou sangramento menor foram instruídos a não continuar o tratamento. Sendo necessário ir ao um dentista para que o mesmo o avalie e forneça um atestado de saúde de acordo com a necessidade do paciente.

Substâncias usadas para clarear os dentes podem causar problemas maiores, como inflamações, intoxicações ou até mesmo reverter o resultado esperado, e em alguns casos sendo necessário procurar um dentista de emergência para solucionar o problema imediatamente. No entanto, a gengiva pode ser cuidada primeiro e preparada para a cirurgia.

  1. Dentes sensíveis

As fórmulas de clareamento desgastam a camada superior do esmalte dos dentes, deixando a dentina exposta, podendo causar sérios problemas.

Em casa, pode ser difícil controlar o desgaste dos produtos que, em última análise, levam à sensibilidade ao frio, calor e alimentos doces.

  1. Queimaduras

As queimaduras orais são comuns se as precauções de segurança não forem seguidas adequadamente. Mesmo produtos aparentemente inofensivos, como limões, podem causar danos ao revestimento da boca. 

Deve-se notar que o clareamento não altera a forma e disposição dos dentes, ou seja, embora proporcione uma tonalidade perfeita, a estrutura da carga dentária permanecerá a mesma.

Opções de tratamento estético e funcional

Para corrigir outros defeitos e ter um sorriso perfeito, é necessário recorrer a procedimentos odontológicos modernos, como aparelho invisível. Sendo ele responsável por alinhar ou ajudar no clareamento, isso tudo varia de acordo com a necessidade do paciente.

Esse método é cada vez mais procurado nas clínicas odontológicas porque, além de garantir excelentes resultados, também preserva a naturalidade do rosto, pois possui um material transparente que o torna discreto no uso.

Seu material resistente ao desgaste é seguro e não amarela com o tempo. O tratamento clareador correto – como o clareamento dental com laser feito no consultório, aliado ao uso deste aparelho proporciona o sorriso ideal.

A qualidade deste equipamento e seus resultados são semelhantes às vantagens dos equipamentos metálicos, portanto os benefícios podem ser maiores, pois este método alternativo alcança os resultados desejados mais rapidamente.

Existem diversos modelos de aparelhos transparentes disponíveis hoje, para que os pacientes possam avaliar com seu dentista, qual é a melhor opção para o seu problema.

Outro tratamento popular na odontologia é o acompanhamento em uma clinica odontologica implante dentário. É um recurso durável, completo e muito eficaz por razões funcionais e estéticas.

Substitui os dentes permanentes de um paciente com qualidade através de um procedimento cuidadoso que, quando feito por um especialista, não causa nenhum dano à saúde geral do corpo e da boca.

Veja alguns benefícios dos implantes dentários: 

  • Melhorar a auto-estima;
  • Restaurar a estabilidade dos dentes;
  • Melhorar a qualidade de vida;
  • Restauração da função mastigatória;
  • Melhorar a fala.

Por ser um tratamento mais profundo, demora um pouco mais do que um tratamento superficial, e tudo depende da saúde bucal do paciente. Desta forma, um sorriso perfeito e funcional pode ser alcançado, com os cuidados citados. 

E é de extrema importância frequentar o dentista e antes de qualquer procedimento da estética bucal pedir a opinião deste profissional, ele irá direcionar o melhor tratamento para cada caso.

Atualmente, são diversos os tratamentos odontológicos para melhorar a estética bucal e assim aumentar a auto-estima e muitas vezes até as próprias funcionalidades da boca. Com isso pesquisar, ouvir opiniões de profissionais e especialistas da área antes de qualquer decisão é tão importante quanto o procedimento em si. 

Agora com todas essas dicas ficou mais fácil entender os benefícios e riscos do clareamento dental caseiro, não é mesmo? E lembre-se de sempre procurar um profissional ou especialista para avaliar o seu caso. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Como reconhecer e tratar pés chatos transversais?

Como reconhecer e tratar pés chatos transversais?

Quando os pés chatos transversais se desenvolvem, os sintomas são frequentemente atribuídos a outras condições. Como reconhecer pés chatos e transversais? Os exercícios para pés chatos transversais e palmilhas ortopédicas são métodos eficazes de tratamento?

O pé plano transverso é um defeito postural adquirido, o que significa que o pé muda sua forma fisiológica durante a vida sob a influência de vários fatores. Vale a pena saber como se manifestam os pés chatos e transversais, como reconhecê-los e que tratamento fazer.

O que são pés chatos transversais?

Pé plano transversal é o abaixamento do arco transversal do pé, que por sua vez altera o ponto de apoio superior do pé. O peso do corpo não repousa sobre a cabeça e o primeiro metatarso, mas sobre o segundo e o terceiro metatarsos.

Pés chatos transversais – as causas desta doença são na maioria das vezes complicações resultantes de outros defeitos nos pés, lesões e micro-lesões nos tecidos do pé. O colapso do antepé também pode ser resultado de distúrbios de tensão no sistema miofascial de todo o corpo.

Pés planos transversais e longitudinais

O pé plano longitudinal, diferentemente do pé transverso, é o rebaixamento do arco medial do pé, que se manifesta pelo característico pé plano e está associado a complicações envolvendo joelhos, quadris, pelve e coluna.

Como reconhecer pés chatos e transversais?

Quando os pés chatos transversais se desenvolvem, este tratamento é essencial para restaurar a saúde completa. Primeiro, os pés chatos devem ser diagnosticados e confirmados por um exame médico. 

O método básico de diagnóstico transversal é a observação da condição dos pés e da condição da pele da sola. O aparecimento de dor ou outros sintomas no pé podem indicar o colapso do arco transverso.

Para diagnosticar o pé plano transverso, são realizadas podoscopia e pedobarografia. Ambos os testes são não invasivos e extremamente detalhados. A podoscopia é um exame estático-dinâmico. 

Eles são feitos usando o método de imagem espelhada, que permite avaliar a forma do pé e sua superfície da sola. A podoscopia mostra até os menores calos, calosidades e calosidades da pele e avalia a forma como o pé do paciente é carregado.

A pedobarografia, por outro lado, é um exame computadorizado dos pés realizado com o uso de um tapete especializado equipado com sensores. O teste fornece um mapa do esforço de pressão na sola. A pedobarografia mostra a forma dos pés e estima a qualidade de seu funcionamento em pé e em movimento, analisando as mudanças de cargas.

Pés chatos transversais – sintomas

O diagnóstico do pé plano transverso através da observação dos sintomas é um pré-requisito para o diagnóstico.

O pé plano transverso é mais frequentemente manifestado por dor plantar na área do antepé. A dor piora ao andar descalço ou com sapatos de sola macia, devido à sensibilidade local ao terreno irregular. A dor aumenta ao usar sapatos de salto alto ou ao colocar pressão no antepé, por exemplo, subindo na ponta dos pés.

Uma marcha manca é um sintoma característico do pé plano transverso. Há também calos e espessamento da epiderme como resultado da reação defensiva do organismo para fortalecer os pés excessivamente sobrecarregados em locais específicos, devido à mudança no ponto de apoio do corpo.

Como tratar pés chatos transversais?

Tratamento de pés chatos transversais
Tratamento de pés chatos transversais

O tratamento se concentra principalmente no manejo sintomático, ou seja, no alívio da dor e do desconforto ao caminhar. Para isso, são utilizadas palmilhas ortopédicas com pés chatos transversais e pés chatos transversais. Os resultados do tratamento também são alcançados pela almofada metatarsal nos pés planos transversais e exercícios.

Palmilhas e sapatos em pés chatos transversais

Palmilhas ortopédicas em pés chatos transversais destinam-se a complementar o arco transversal colapsado do pé e restaurar a posição fisiológica do pé. Para apoiar a biomecânica correta do pé, foram criadas inserções metatarsais em pés chatos e transversais. Eles contêm uma pelota especializada, ou seja, uma ilha, que se ajusta ao local da abóbada transversal.

Quando há um problema com pés chatos transversais, as palmilhas aplicadas no sapato social feminino são um elemento essencial do tratamento. Os sapatos transversais de pés chatos também têm uma sola perfilada pronta. Para manter a continuidade do tratamento em casa, recomenda-se o uso de pés chatos transversais com estrutura leve e propriedades de absorção de choque.

Exercícios para pés chatos transversais

A reabilitação do movimento visa fortalecer os músculos da sola do pé e restaurar seu arco transverso. Consiste principalmente em exercícios ativos com acessórios, exercícios isométricos do pé e treinamento da preensão dos dedos dos pés, além de exercícios de equilíbrio, coordenação e exercícios gerais de condicionamento físico. As tarefas motoras são complementadas por uma massagem terapêutica do pé.

Quando é possível operar em pés chatos transversais?

Caso o tratamento conservador não traga os resultados esperados e as deformações dolorosas e incômodas do pé e dos dedos limitem o funcionamento diário, o tratamento cirúrgico é realizado. A operação envolve a reconstrução do arco transverso e a cirurgia plástica dos tecidos moles do pé carregado com o pé plano transverso.

Exercícios para pés chatos transversais

A reabilitação do movimento visa fortalecer os músculos da sola do pé e restaurar seu arco transverso. Consiste principalmente em exercícios ativos com acessórios, exercícios isométricos do pé e treinamento da preensão dos dedos dos pés, além de exercícios de equilíbrio, coordenação e exercícios gerais de condicionamento físico. As tarefas motoras são complementadas por uma massagem terapêutica do pé.

Quando é possível operar em pés chatos transversais?

Caso o tratamento conservador de pés chatos e transversais não traga os resultados esperados e as deformações dolorosas e incômodas do pé e dos dedos limitem o funcionamento diário, o tratamento cirúrgico é realizado. A operação envolve a reconstrução do arco transverso e a cirurgia plástica dos tecidos moles do pé carregado com o pé plano transverso.

Veja também: Assuntos de receitas.